segunda-feira, 21 de junho de 2010

2º Taipei (ou Taipei 101) - Taipei - Taiwan
O Taipei 101, é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Taiwan. O edifício, projetado por C. Y. Lee e construído por KTRT Joint Venture foi o arranha-céu mais alto mundo superando as Petronas Towers, na Malásia, em2003, e sendo superado pelo Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, em 2010. O Taipei 101 recebeu o prêmio Emporis Skyscraper em 2004. Foi considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno (revista Newsweek, 2006) e uma das Sete Maravilhas de Engenharia (Discovery Channel, 2005).
O edifício fica como um ícone de Taipei, e de Taiwan como um todo. Seu estilo combina a tradição e modernidade da cultura asiática e internacional num único projeto. Suas características de segurança permitem-lhe suportar tufões e terremotos. Um shopping multi-nível adjacente ao edifício tem centenas de lojas de moda, restaurantes e clubes. Fogos lançados a partir do Taipei 101 são uma característica proeminente das transmissões internacionais de réveillon. A estrutura é um marco e aparece com freqüência em filmes, shows de televisão, publicações impressas, animês, jogos e outros elementos da cultura popular.

O nome da torre reflete a sua localização no distrito comercial de Taipei. O número é pronunciado em inglês simplesmente como "one-oh-one" e em mandarim pelo seu equivalente.
O Taipei 101 é de propriedade da Taipei Financial Center Corporation e gerido pela divisão internacional da Urban Retail Properties Corporation baseada em Chicago, EUA. O nome inicialmente previsto para o edifício, era Taipei World Financial Center, que foi obtido a partir do nome do proprietário. O nome original em chinês foi literalmente, Taipei International Financial Center.
O Taipei 101 foi ultrapassado em altura no dia 21 de julho de 2007 pelo Burj Khalifa, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, após o término da construção dos 141 andares até aquele momento. O título de "edifício mais alto do mundo" agora pertencem a Burj Khalifa, pois as normas arquitetônicas internacionais definem edifício como uma estrutura totalmente ocupada. O Burj Khalifa reclamou o título quando sua construção terminou em 2010.

Construção
O Taipei 101 pode suportar terremotos de 7 graus na escala Richter e ventos de mais de 450 km/h. A importante capacidade de absorção dessa estrutura consiste num amortecedor eólico com placas metálicas de 660 toneladas que está instalado no 89º andar — o maior e mais pesado mundialmente. Está dividido em 8 segmentos de 8 pisos, e é o único amortecedor visível ao público.
Uma gigantesca bola de ferro de 680 toneladas, colocada no 92º andar, serve de contrapeso mecânico contra as vibrações, absorvendo a energia e minimizando as oscilações.
O elevador, fabricado pela empresa Toshiba, tem o título de maior velocidade: em apenas 37 segundos, leva trinta pessoas do 5º andar até o 89º. Esse elevador também possui um sistema de selamento hermético similar ao de um avião, que protege os ouvidos das pessoas que viajam nele.













Observatórios

Taipei 101 possui um observatório interno no 89° andar e um observatório externo ao ar livre no 91° andar. Ambos oferecem uma visão panorâmica e atraem visitantes do mundo inteiro.  

Outras curiosidades
§                     O edifício também possui os dois mais velozes elevadores do mundo que foram fabricados no Japão. Ambos sobem 380 metros (do térreo até o 89. º) em 43 segundos, atingindo 60 km/h (110 m/min). Já a descida é ligeiramente demorada, são 52 segundos, atingindo 36 km/h.
§                     No topo da torre existe uma bola de 660 toneladas e 5,5 metros, sustentada por 16 cabos de aço de 42 metros cada. Isso reduz em 60% o balanço do prédio.
§                     Durante a construção do Taipei 101, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a região de Taipei, em 2002. O prédio ficou inteiro, mas dois guindastes caíram do 56º andar e 5 pessoas morreram.

Visite o site oficial do edifício: Taipei 101